10 dicas para sua loja virtual vender mais



Você construiu a sua loja virtual, já começou a vender e agora encontra um novo desafio que é o aumento de vistas e o aumento de conversões. Para isso, você deve ter em mente que um processo de aumento de vendas de um e-commerce é similar a uma loja física. Você deve traçar uma estratégia visando aumentar o número de visitas a taxa de conversões entre esses visitantes.

Para aumentar essa taxa você deve oferecer ao visitante do seu e-commerce uma experiência agradável de navegação, produtos disponibilizados com boas fotos, recomendar os melhores produtos que são adequados as preferências de cada cliente e, sobretudo, estabelecer um bom pós-venda.

Confira nossas 10 dicas para sua loja virtual vender mais!

1. Estabelecendo um bom pós-venda


A maioria dos clientes de e-commerce faz somente uma compra virtual. Essa situação se desenvolve porque o usuário não teve uma boa experiência de compra. Empresas que investem no pós-venda no comercio eletrônico tendem a ter clientes fiéis e frequentes, isso porque se estabelece uma comodidade através da compra online, que possibilita a aquisição de produtos sem ter que deixar a tranquilidade de casa.

2. Fidelizando clientes


Desde que a experiência de entrega e os pós venda sejam de qualidade e correspondam as expectativas do cliente,  você conquistará clientes frequentes. Esses clientes são muito mais baratos, no ponto de vista de aquisição de uma venda, do que novos clientes, porque o cliente fiel, que já realizou uma compra na sua loja virtual, não irá clicar em um link pago para acessar a sua loja, já que ele conhece o endereço virtual da sua loja.

Além disso, com o conhecimento dos hábitos de compra de um cliente, você tem a possibilidade de enviar e-mails para ele ofertando exatamente o que ele gosta e se o hábito de compra inclui produtos recorrentes, você poderá saber quando o produto está acabando e oferecer a reposição.

Ferramentas de Divulgação





Para a divulgação, você deve investir no Marketing de Ecommerce veja algumas opções importantes:

3. Paid Search (links patrocinados)


Basicamente permite a compra de palavras-chave em sites de buscas, ou seja, se você vende raquete de tênis você poderá comprar a palavra “raquete-de-tênis” para redirecionar o resultados dessa busca para o seu site.

4. E-mail Marketing

Você também pode utilizar o chamado E-mail Marketing, disparando campanhas por e-mail para os seus clientes e desenvolvendo estratégias cada vez mais personalizadas de indicação de compra.

5. Redes Sociais


Também é importante criar e desenvolver o relacionamento com os seus clientes através das Redes Sociais, como Facebook e Twitter, para aumentar e divulgar a sua marca e seus produtos para os seus clientes.

6. SEO


Além dessas opções, um a estratégia muito importante para a sua divulgação é a otimização da loja para site de buscas, o chamado SEO (Search Engine Optimization). Esse é um procedimento a médio e longo prazo, que demora de 6 a 9 meses para surtir resultado. Sugerimos que os lojistas busquem consultoria de empresas especializadas em SEO.    Descubra mais sobre como ter sua Loja Virtual no Google.
Uma excelente opção para obter mais visitas de busca orgânica e com isso aumentar as vendas é trabalhar com Magento e SEO em conjunto, uma vez que a plataforma do Magento é uma das mais poderosas para otimização.

Desafios do e-commerce brasileiro


No momento atual do e-commerce, a grande fronteira a ser vencida e conseguir estabelecer um maior nível de conversão e melhorar o indicie de venda de cada pessoa que entra no seu site. Para isso, alguns recursos são importantes:

7. Boas fotos de produtos


Possuir boas fotos de produtos no e-commerce é fundamental para o cliente poder conhecer o seu produto e decidir-se por comprá-lo. Para tanto, é indispensável que sejam profissionais e contem com um bom tratamento, porque como a imagem dos produtos é um critério de decisão no momento da compra.

8. Recomendar os produtos certos.


Ou seja, indicar para a compra os melhores produtos relativos à preferência do cliente.

9. Utilizar o sistema de Recuperação de Carrinho


Através desse sistema e com acesso aos dados do usuário, você pode descobrir o motivo pelo qual a compra não foi convertida, entrando em contato com o cliente que chega até o final do processo de compra, coloca um produto no carrinho e acaba não convertendo.
Você também tem a opção de enviar um e-mail fazendo uma oferta especial que incentive que a compra seja realizada.

10. Aproveitar cada oportunidade


Na verdade, o comércio eletrônico é uma poderosa ferramenta e uma grande oportunidade de negócios. Contudo, requer dedicação, muito trabalho e investimento.

Atualmente, o Brasil tem quase 80 milhões de usuários de Internet, dos quais 14% compram efetuam compra online e em um cenário muito próximo no comércio eletrônico nacional, todos os outros usuários que ainda não realizaram uma compra em e-commerce, irão realizar.

Veja dados sobre crescimento de e-commerce no Brasil em 2013.
Sendo assim, se você encontrar o seu nicho de mercado, desenvolver um bom planejamento de vendas e possuir uma plataforma adequada, você terá uma loja virtual de sucesso.
Boas vendas!




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